Inovar não é opcional.

Produtos e serviços precisam acompanhar os movimentos do mercado.

O Ciclo de Vida dos Produtos está diminuindo.

Uma coisa é certa: o que é diferencial hoje, é requisito amanhã. Não há patente eterna, não há segredo que dure eternamente: em algum momento, um produto enfrentará concorrência.

Depois que um produto foi lançado, ele perde todo e qualquer elemento surpresa. Todo mundo: consumidores e concorrentes passam a conhecê-lo. O problema todo é que quanto maior o sucesso do produto, maiores os desafios da empresa em se manter à frente dos concorrentes. Um destes novos concorrentes pode ser realmente inovador.

Como se manter Competitivo?

Inovação é um processo incremental. Antes do lançamento, é importante planejar bem o produto: seu roadmap, suas futuras funcionalidades. Isso é resolvido com um bom plano de P&D. Porém, tais planos acontecem antes do lançamento do produto e são apenas uma parte da solução.

É preciso cuidar também do que acontece após o lançamento do produto e como a adição de novas demandas do mercado afetam equipe, o produto e, porque não, a empresa.

Criamos algumas ferramentas para acompanhar essa evolução de mercado, para que esta atividade seja menos dolorida e a modificação do produto menos perigosa.